segunda-feira, 11 de outubro de 2010

SANTO ANTONIO É EXU????
 
Basta compreender que no sincretismo, através de analogias ou mesmo alegorias se procura de forma simples (porém não simplória ) formar uma ligação coerente entre dois conceitos de maneira  a abranger uma ideia maior.

Como Exu era o orixa mais evocado pelos escravos e Santo Antonio o mais evocado pelos brancos senhores , sendo Exu o defensor daqueles que estavam indefesos e sendo o Santo Antônio o defensor dos aflitos,sendo Exu o mais evocado para ajudar a superar as perdas  e trazer novo caminho e sendo Santo Antônio o santo mais evocado para favorecer aqueles que sofriam alguma perda,sendo Exu o mais procurado para trazer união entre casais e sendo Santo Antonio considerado como santo casamenteiro,  inteligentemente os antigos babalaôs,para que pudessem continuar cultuando exu sem impedimentos,de imediato fizeram a ligação entre a ação de um e de outro.

É muito importante que se compreenda que Santo antônio não é uma reencarnação de Exu como São Jorge não é uma  reencarnação de Ogum, nem São Francisco de Assis uma reencarnação de Oxalá, e buscar perceber o fundamento que se oculta por tras de um sincretismo religioso.

Na Umbanda, Santo Antonio está sincretizado com Xangô Abomi um entrecruzamento natural entre as energias igneas de Xangô e as energias eolicas de Yansã,as energias eolicas de Ogum e as energias igneas de Egunitá sendo na ciencia umbandista  esta a alquimia formadora de uma das bases do "Mistério Guardião", e por consequencia uma ligação profunda com todos os Exus de Lei.

Xango Abomi seria o nome  da intesecção entre os pilares energéticos formadores do Misterio Guardião.
Na raiz desse mistério menor estão as ligações naturais entre as energias elementais, elementares, encantadas,naturais,e divinas desde o alto do altissimo ate o embaixo, na direita e na esquerda que são puro equilibrio em ação.

Os fatores  igneas de xangõ se cruzam com a potencias eólicas de iansã,num entrecruzamento inclinado que forma um  trono intermediador.



Isso é muito mais profundo do que parece e bastante complexo mesmo,mas que acaba sendo simplificado pelos exus de lei de forma a ja dar uma dica simples sobre os desdobramentos que ocorrem de dimensão em dimensão para formar essa malha magnética onde atuam muitos dos fatores orixá.

Esse o real motivo para que muitos Guardiões  saudem as forças de Santo Antonio numa alusão inteligente e bastante bem humorada ao fator diferenciado formador de uma das bases onde alicerçam e têm realimentação constante em  seus misterios específicos 

O ar alimenta  o fogo e o fogo aquece o ar...assim a chama sagrada se mantem sempre viva e revitalizante percebem?
  
Exú:

Exu na linha de umbanda atua a esquerda de seus médiuns dando consultas e ajudando as pessoas a vencer suas dificuldades, mas ele quando vai dar uma consulta para uma situação ele parte da visão cósmica da situação assim aproveitando-se das oportunidades que ele pode aproveitar e do seu senso de oportunismo e entendimento pessoal de como ele deve proceder para responder a quem solicitou a ajuda.
Dizem que exu escreve reto por linhas tortas, escreve torto em linhas retas e escreve torto em linhas tortas, só não consegue escrever reto em linhas retas isso porque ele é instinto e emoção, tem um lado dele que é movido pela necessidade e o outro por seus interesses.
Exu tem uma natureza dual uma hora ele instiga a satisfazer suas necessidades outra ele induz a satisfazer as necessidades alheias.
Exu é o mais humano dos mistérios da umbanda porque ele assimila tudo o que o médium vibra em seu intimo, pois exu é semelhante um espelho ele reflete em si a natureza emotiva do médium.
Exemplos negativos

Médium soberbo             Exu prepotente
Médium briguento          Exu encrenqueiro




"Mistério Exú"

Exu, mistério da criação divina, agente da lei maior vitalizador e desvitalizados dos seres que estão em desequilíbrio no seus 7 sentidos.  Os exus são divididos em hierarquias aonde temos exu ligados aos orixás e os que estão ligados aos trabalhos próximo as trevas...........
Essa divisão hierárquica se faz em 3 planos em 7 graus a divisão é de cima para baixo que vai do sétimo ao primeiro, o responsável pela execução da lei é Ogum ele quem determina as execuções aos exus.
Exu pagão:É conhecido como o marginal do mundo espiritual , é um espirito que ainda não tem conhecimento da evolução faz qualquer tipo de trabalho, mas é um espirito que ainda pode ser despertado para a evolução.    Para evitar desentendimento com a palavra exu nos denominamos os pagão como kiumbas.
Os kiumbas são subordinados aos exus de nível superior são conhecidos também como rabo de encruza para eles qualquer trabalho tem que ser pago. Quando eles aceitam um trabalho para fazer mala alguém são punidos pelos seus superiores, e quando isso acontece eles se voltam contra quem mandou eles fazerem o trabalho, quando capturados pelos exus passam por um processo de negativação  e são adaptados aos trabalhos de exu. O campo de atuação dos kiumbas são as trevas onde eles conseguem se infiltrar facilmente por isso são usados pelos exus.
Exu batizado ou cruzado: foi uma alma humana já tem o entendimento entre o bem e o mal, reinam no meio aonde são tido como policiais que penetram no reino marginal, são subordinados aos exus coroados tem a função de sub chefe de falange. São eles que incorporam no terreiro para dar consulta fazem a proteção do terreiro e o seu campo de atuação é entre a luz e as trevas.
Exu espadado: São subordinados aos exus batizados e o campo de atuação é entre as sombras e trevas.
Exu coroado: Guardiões já tem uma grande evolução espiritual, estão em função de comando são chefes de falanges e estão ligados diretamente aos orixás, são espíritos que já esgotaram seus karmas.








"Mistério "Capa Preta"



O exú Capa Preta foi um conde onde parte de sua biográfia pode ser encontrada na Pensilvania.
Segundo a lenda ele foi um conde conhecedor dos mistérios alquimicos, um bruxo com profundos conhecimentos de magia negra.
Antigos escritores umbandistas por falta de conhecimento na época relacionaram os exús com demonios kabalisticos, e o senhor Capa Preta assume o decímo sétimo grau na hierarquia cabalistica, comandado pelo exú Calunga.
Hoje sabemos que nossos exús na Umbanda não tem nenhuma relação com demonios de qualquer outra religião.
O senhor Capa Preta aceita suas oferendas nas encruzilhadas, onde pode - se entregar um padê(farofa, pimenta e dendê), vela preta, charuto, pinga e algum outro elemento particular do Capa Preta que pediu a oferenda.

Mistério Exu Caveira:


Ditado pelo Senhor Caveira que quando veio a terra na sua primeira encarnação há muitos anos atrás, tudo era desolado na terra e ele se alimentava de um óleo que brotava do chão para sobreviver, assim se explica porque o Sr caveira tem o costume de tomar óleo de dendê.
Optou sempre por levar uma vida simples às vezes ate praticando o isolamento. Exu caveira juntamente com Sr. tata caveira são responsáveis pelos vícios na terra atuando nessas pessoas que atentam contra a vida.
A falange caveira mexe profundamente com os processos psíquicos devido ao grande medo que nos encarnados temos da morte. Seu caveira se apresenta na maioria das vezes como uma caveira de grande altura vestida de preto com alguma arma na mão como: foice, correntes, escudos e outros.
Esse exu antigo merece todo o nosso respeito pelo seu trabalho maravilhoso na linha de umbanda.
Salve seu caveira

Trono Tranca Ruas das Almas:

Tranca Rua das Almas o guardião dos caminhos sua atribuição e trancar a evolução dos desqualificados, desequilibrados e desvirtuados espíritos humanos.
Não deseja ser amado nem odiado apenas respeitado e compreendido. A falange de Tranca Ruas é dividida em 7 sub falanges como se fosse um batalhão cada batalhão um general.
Falange comandada pelo Tranca Ruas das Almas
Falange comandada pelo Tranca Ruas de Embaré
Falange comandada pelo Tranca Ruas das Ruas
Falange comandada pelo Tranca Ruas das 7 encruzilhadas
Falange comandada pelo Tranca Ruas das 7 porteiras
Falange comandada pelo Tranca Ruas das 7 Luas
Falange comandada pelo Tranca Ruas das 7 gira
Senhor Tranca Ruas das Almas senhor da sétimo grau de evolução da lei maior de Ogum, conhecedor de todas as magias e demandas praticadas pelos seres sem luz.

0 comentários:

Postar um comentário