TEMAS

segunda-feira, 2 de maio de 2016


RELIGIÕES:
Cada religião, cada ordem, possui sua própria egrégora, que, por sua vez, apresenta seus próprios ritos e regras. Portanto, todas as entidades ou energias seguem as regras e os ritos da egrégora a qual fazem parte e, dentro dela, trabalham para o todo, ou seja, de modo coletivo.
Assim começaram as religiões, com nossos ancestrais outrora passando o conhecimento apenas verbalmente para os seus sucessores. Atualmente, com toda a evolução, surgiram escritores que recebem diretamente de mentores espirituais alguns conhecimentos que são registrados de modo escrito, de forma que tais conhecimentos fiquem fica à disposição para os que queiram aprender. As religiões tem símbolos, narrativas, tradições e histórias, cujo intuito seria dar sentindo à vida e/ou também explicar a origem do universo.
São consideradas religiões afro brasileiras todas aquelas trazidas pelos negros africanos. Temos também as religiões que aqui já eram praticadas e que adotaram elementos e costumes dos rituais africanos. Segundo alguns autores, as religiões citadas a seguir seriam algumas trazidas pelos negros africanos para o continente sul-americano:
Babaçuê - Maranhão , Pará;
Batuque - Rio Grande do Sul;
Cabula- Espírito Santo, Minas Gerais , Rio de Janeiro e Santa Catarina;
Candomblé- em todos estados do Brasil;
Culto aos egungun - Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo;
Culto de Ifá - Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo;
Encantaria - Maranhão , Piauí, Amazonas e Pará;
Omoloko - Rio de Janeiro , Minas Gerais e São Paulo.
Pajelança - Piauí, Pará , Maranhão, Amazonas;
Quimbanda - em todos estados do Brasil;
Tambor de Mina - Maranhão e Pará;
Terecô – Maranhão;
Umbanda - em todos estados do Brasil;
Xambá - Alagoas e Pernambuco.
Essas são algumas religiões que chegaram até aqui no Brasil, por isso tanta diversificação, mistura, e tanta mudança de ritual dentro de uma mesma religião dependendo da região. Por exemplo: um ritual dentro de uma dada religião que é feito no Pará não é feito do mesmo modo que em São Paulo. Sob essa perspectiva, devemos pensar que cada Estado tem suas características próprias e que impossibilitam o culto, os procedimentos idênticos.


O LEQUE DE POMBA GIRA:
O leque nas mãos de pomba gira se transforma em um objeto de trabalho quando incorporadas e não apenas um acessório para se abanar.
Na antiguidade as mulheres usavam com os leques como linguagem corporal e pomba gira conhece bem essa linguagem pois muitas delas foram cortesãs em suas vidas, outras mulheres da alta sociedade que também conheciam a linguagem do leque.
Eu amo-o - Esconder os olhos com o leque aberto Aproxime-se - Andar com o leque, conduzindo-o aberto na mão esquerda Quando nos veremos? - Leque aberto no colo Não me esqueça- Tocar o cabelo com o leque fechado Siga-me - Segurar o leque aberto sobre a bochecha direita Vamos marcar um encontro –Sobre a bochecha esquerda Deixe-me! – Leque fechado sobre orelha esquerda Estamos a ser vigiados – Virar o leque fechado várias vezes na mão esquerda Sou casada – Abanar o leque lentamente Sou noiva – Abanar o leque rapidamente Espere-me no local combinado – Manter o leque aberto e imóvel em frente do rosto Sim - Apoiar o leque no lado direito do rosto Não - Apoiar o leque no lado esquerdo do rosto Adeus - Abrir e fechar o leque Dizer a que horas é o encontro - Contar ou abrir um certo número de varetas Espere por mim - Abrir totalmente o leque Esqueça-me , essas são apenas algumas formas que as mulheres usavam para se comunicar através dos legues.(fonte artes e ideias)
Voltando a pomba gira quando ela passa o leque em uma pessoa ela esta movimentando e retirando energias negativas que estão na aura da pessoa, quando pomba gira começa a dançar e ela abre o leque está limpando energias que podem estar no local . Quando ela passa o leque fechado pela pessoa o leque tem a função de uma faca cortando cordões energéticos que estão preso na pessoa.
Quando ela está tratando de algum assunto de sentimentos ela fecha o leque e direciona no chacra coronário  da pessoa ela está cortando um relacionamento que faz mal aquele consulente.

O batom é usado para mostrar que ela não tem regras, pois na época que vivia a mulher era totalmente recata e se usava maquiagem era uma coisa muito discreta , pomba gira veio pedindo o mais vermelho para mostrar seu poder de sedução e que era livre da sociedade machista.  Sua gargalhada quando incorpora soa como um mantra para recolher espíritos que ali estão para atrapalhar as pessoas.

Riptors
Nuvem Templates